SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue6Emergency care for victims of accidents and violence in BrazilChild delinquency and the prophylaxis of crime in early 20th-century Latin America author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Revista Panamericana de Salud Pública

Print version ISSN 1020-4989

Abstract

DESLANDES, Suely Ferreira  and  LEMOS, Marcela Pinto. Construção participativa de descritores para avaliação dos núcleos de prevenção de acidentes e violência, Brasil. Rev Panam Salud Publica [online]. 2008, vol.24, n.6, pp. 441-448. ISSN 1020-4989.  http://dx.doi.org/10.1590/S1020-49892008001200008.

OBJETIVO: Descrever o processo de construção participativa de descritores para a avaliação dos Núcleos de Prevenção de Acidentes e Violência instituídos pelo Ministério da Saúde brasileiro, cuja missão é o acompanhamento e a mobilização de políticas públicas voltadas para a redução da morbimortalidade por causas externas. MÉTODO: A técnica de grupo nominal foi a estratégia central empregada. Participaram 13 representantes dos núcleos dos estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo. RESULTADOS: Foram produzidos 11 descritores para avaliação e foram eleitos cinco como prioritários: construção do diagnóstico situacional, articulação intra e intersetorial, monitoramento dos dados de mortalidade de acidentes e violência no município, apoio político, financeiro e administrativo (autonomia) e formação de equipe de trabalho (composição, dedicação e capacitação técnica). CONCLUSÕES: Os descritores escolhidos revelam tanto a trajetória de construção de identidade desses núcleos e a maturidade de atuação do setor saúde nessa área como também antigos obstáculos a serem superados para a realização de ações mais efetivas de enfrentamento da violência no País.

Keywords : Causas externas; violência [prevenção & controle]; Brasil.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese