SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue4Professional competencies of nursing, medical, and dental interns performing social service in MexicoHigh blood pressure care: beyond the clinical setting author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Revista Panamericana de Salud Pública

Print version ISSN 1020-4989

Abstract

SOUZA, Marcos Antônio de  and  SALVALAIO, Dalva. Rede própria ou rede credenciada: análise comparativa de custos em uma operadora brasileira de planos de saúde. Rev Panam Salud Publica [online]. 2010, vol.28, n.4, pp. 305-310. ISSN 1020-4989.  http://dx.doi.org/10.1590/S1020-49892010001000010.

OBJETIVO: Analisar os custos da rede própria de uma operadora brasileira de planos de saúde comparativamente com o preço cobrado pela rede credenciada, visando a identificar se a opção estratégica da operadora em ter rede própria representou vantagem econômica. MÉTODOS: Este estudo exploratório foi desenvolvido mediante pesquisa nos relatórios gerenciais da empresa. O custo da rede própria foi calculado com base nas consultas médicas e odontológicas e nos exames diagnósticos e laboratoriais realizados em uma unidade representativa da operadora. Os custos com terceirizados foram obtidos da tabela de preços praticados pela rede credenciada para os mesmos serviços analisados na rede própria. Para a quantificação dos custos foi utilizado o método de custeio pleno. Os custos são apresentados em termos absolutos (em R$) e em percentuais dos custos próprios em relação aos da rede credenciada. RESULTADOS: De modo geral há vantagem para a operadora em utilizar sua própria rede. Isso é verdadeiro para consultas médicas, odontológicas e exames. São exceções as consultas nas especialidades de pediatria e medicina do trabalho e os exames de raio-X. CONCLUSÕES: A opção da operadora pela verticalização do serviço apresenta vantagens econômicas para a empresa em relação à terceirização.

Keywords : Seguro saúde; planos de pré-pagamento em saúde; custos e análise de custo; pesquisa sobre serviços de saúde; economia e organizações de saúde; Brasil.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese