SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 issue5Stakeholder perceptions of a total market approach to family planning in NicaraguaAssessment of attention deficit hyperactivity: SNAP-IV scale adapted to Argentina author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Revista Panamericana de Salud Pública

Print version ISSN 1020-4989

Abstract

SOUZA, Sônia Maria Fernandes da Costa; LIMA, Kenio Costa; MIRANDA, Henio Ferreira de  and  CAVALCANTI, Francisco Ivo Dantas. Utilização da informação nutricional de rótulos por consumidores de Natal, Brasil. Rev Panam Salud Publica [online]. 2011, vol.29, n.5, pp. 337-343. ISSN 1020-4989.  http://dx.doi.org/10.1590/S1020-49892011000500006.

OBJETIVO: Determinar a porcentagem de consumidores que consultam a declaração nutricional nos rótulos dos alimentos e a associação entre essa consulta e variáveis sociodemográficas; e identificar sugestões dos consumidores para que a declaração nutricional seja mais eficaz como instrumento de informação. MÉTODOS: Neste estudo transversal realizado em 2008, 368 adultos foram entrevistados na Cidade de Natal, Brasil, selecionados aleatoriamente em 23 supermercados. Os dados foram obtidos a partir de um questionário semiestruturado, composto de oito perguntas fechadas e 10 questões abertas. RESULTADOS: A média de idade dos participantes foi de 40,99 anos (± 13,58). Dos entrevistados, 94,6% consultavam os rótulos e 96,8% consideravam a declaração nutricional importante e muito importante, mas somente 3,8% declararam que compreendiam totalmente a declaração nutricional. A verificação da declaração nutricional com a finalidade de fazer escolhas alimentares mais saudáveis (35.7%) associou-se de forma significativa com o nível de escolaridade e a renda familiar (P < 0,0001). As medidas sugeridas para que a declaração nutricional seja melhor compreendida e utilizada foram principalmente orientação sobre a declaração nutricional realizada por profissionais qualificados nos supermercados (73,9%) e divulgação na mídia sobre o que é a informação nutricional, sua importância e finalidade (42,9%). CONCLUSÕES: Os consumidores utilizavam a declaração nutricional para orientação nutricional, especialmente na presença de renda e escolaridade mais elevadas. Entretanto, fica evidente a necessidade de melhorar os rótulos e promover mais oportunidades para a aprendizagem sobre as características nutricionais dos produtos industrializados.

Keywords : Rotulagem nutricional; defesa do consumidor; educação alimentar e nutricional; Brasil.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese