SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 issue4Prevalence of HIV infection and Treponema pallidum in Argentine female sex workersThe Depressive Psychopathology Scale: presentation and initial validation in a sample of Peruvian psychiatric patients author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Revista Panamericana de Salud Pública

Print version ISSN 1020-4989

Abstract

MESSIAS, Iracimara de Anchieta; OKUNO, Emico  and  COLACIOPPO, Sérgio. Exposição ocupacional de fisioterapeutas aos campos elétrico e magnético e a eficácia das gaiolas de Faraday. Rev Panam Salud Publica [online]. 2011, vol.30, n.4, pp. 309-316. ISSN 1020-4989.  http://dx.doi.org/10.1590/S1020-49892011001000004.

OBJETIVO: Medir a exposição de fisioterapeutas aos campos elétrico e magnético produzidos por 17 equipamentos de diatermia de ondas curtas (DOC) de clínicas de fisioterapia da cidade de Presidente Prudente, São Paulo, Brasil. Comparar os valores medidos com os níveis de exposição recomendados pelo ICNIRP (International Commission on Non-Ionizing Radiation Protection). Observar a eficácia das gaiolas de Faraday como medida de proteção à exposição dos fisioterapeutas aos campos elétrico e magnético oscilantes. MÉTODOS: As medidas dos campos elétrico e magnético foram realizadas durante sessões reais de tratamento fisioterápico, em quatro pontos: nas proximidades da pelve e da cabeça do operador, dos cabos elétricos dos aparelhos e dos eletrodos de aplicação. O equipamento de medição utilizado foi o EMR-200 da Wandell & Goltermann. RESULTADOS: Os valores obtidos nas proximidades dos eletrodos e cabos estavam de 10 a 30 vezes acima dos níveis de referência ocupacionais recomendados pela ICNIRP. Nas salas de tratamento com DOC com gaiola de Faraday, os campos encontrados foram ainda mais altos que os das salas sem esse revestimento, principalmente o campo magnético, com valores superiores a 100 vezes o limite de exposição da ICNIRP. CONCLUSÕES: As intensidades dos campos elétrico e magnético obtidas neste trabalho estão, de modo geral, acima dos níveis de exposição recomendados pelas normas da ICNIRP. Além disso observou-se que a gaiola de Faraday não fornece proteção aos fisioterapeutas mas aumenta os níveis de exposição aos quais estão submetidos estes profissionais.

Keywords : Exposição ocupacional; radiação não-ionizante; fisioterapia; campos eletromagnéticos; diatermia; terapia por ondas curtas; Brasil.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese