SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 issue4Mortality and years of potential life lost due to homicide in Colombia, 1985-2006Perception of epidemiological competencies by public health students in Mexico and Colombia during the influenza A (H1N1) epidemic author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Revista Panamericana de Salud Pública

Print version ISSN 1020-4989

Abstract

PINHO, Leandro Barbosa de et al. Avaliação qualitativa do processo de trabalho em um centro de atenção psicossocial no Brasil. Rev Panam Salud Publica [online]. 2011, vol.30, n.4, pp. 354-360. ISSN 1020-4989.  http://dx.doi.org/10.1590/S1020-49892011001000009.

OBJETIVO: Este estudo teve por objetivo avaliar o processo de trabalho em um centro de atenção psicossocial. Procuramos apontar questionamentos, lacunas, falhas, potencialidades e experiências compartilhadas pelos protagonistas que fazem a saúde mental no cotidiano do serviço (usuários, familiares e profissionais de saúde). MÉTODOS: Estudo de avaliação, de natureza qualitativa, que utilizou como referencial teórico-metodológico a avaliação de quarta geração. RESULTADOS: Observamos algumas características fundamentais que revelam o modo de organização do processo de trabalho em saúde mental, na visão dos grupos de interesse investigados. Destacam-se a utilização de tecnologias de cuidado inclusivas, além de mecanismos de gestão do cuidado em equipe pautados na interdisciplinaridade e centrados no usuário. CONCLUSÕES: Os resultados contribuem para uma re-leitura do processo de consolidação da reforma psiquiátrica no contexto brasileiro, de modo a problematizar o fazer, o saber, os objetivos, filosofias e também o objeto de trabalho em saúde.

Keywords : Serviços de saúde mental; avaliação de serviços de saúde; Brasil.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese