SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 issue4Perception of epidemiological competencies by public health students in Mexico and Colombia during the influenza A (H1N1) epidemicMulticriteria evaluation of environmental risk exposure using a geographic information system in Argentina author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Revista Panamericana de Salud Pública

Print version ISSN 1020-4989

Abstract

DIAS, Ricardo Augusto et al. Modelo de risco para circulação do vírus da raiva em herbívoros no estado de São Paulo, Brasil. Rev Panam Salud Publica [online]. 2011, vol.30, n.4, pp. 370-376. ISSN 1020-4989.  http://dx.doi.org/10.1590/S1020-49892011001000011.

OBJETIVO: Propor uma metodologia qualitativa de avaliação do risco de circulação do vírus da raiva mantido por morcegos hematófagos (variante 3) em populações de herbívoros de interesse econômico do Vale do Rio Paraíba do Sul, Estado de São Paulo, Brasil. MÉTODOS: A partir de árvores de cenário que levam em conta a exposição e a difusão da raiva, estimou-se a probabilidade de ocorrência da raiva em herbívoros de grande porte e a sua associação à localização geográfica das propriedades. RESULTADOS: Com base na série histórica de focos do primeiro semestre de 2006, utilizada para validar o modelo de risco, observou-se que 81,8% dos focos de raiva foram adequadamente previstos pelo modelo e poderiam ter sido prevenidos caso fosse adotada vacinação estratégica em áreas de risco elevado para a circulação do vírus. CONCLUSÕES: Caso fossem desencadeadas medidas de controle direcionadas somente para áreas de risco elevado, a diminuição dos focos poderia ser substancial, a um custo reduzido e com deslocamento otimizado das equipes de campo.

Keywords : Medição de risco; modelos estatísticos; vírus da raiva; bovinos; Brasil.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese