SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 issue1Index of Nutritional Purchasing Power Parity: comparison of caloric costs of a healthy versus an unhealthy dietValidation of the Spanish version of the Primary Care Assessment Survey questionnaire author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Revista Panamericana de Salud Pública

Print version ISSN 1020-4989

Abstract

VERONA, Ana Paula de Andrade  and  DIAS JUNIOR, Cláudio Santiago. Religião e fecundidade entre adolescentes no Brasil. Rev Panam Salud Publica [online]. 2012, vol.31, n.1, pp. 25-31. ISSN 1020-4989.  http://dx.doi.org/10.1590/S1020-49892012000100004.

OBJETIVO: O objetivo deste estudo foi examinar a associação entre a idade ao ter o primeiro filho durante a adolescência e antes do casamento e o envolvimento religioso no Brasil, medido através da afiliação religiosa e frequência aos cultos ou missas. MÉTODOS: Foram utilizados dados transversais e obtidos na Pesquisa Nacional de Demografia e Saúde de 1996 e da Pesquisa Nacional de Demografia e Saúde de Mulheres e Crianças de 2006. Foram empregados modelos de riscos proporcionais de Cox para estimar a associação entre religião e idade ao ter o primeiro filho pré-marital e durante a adolescência. RESULTADOS: Os resultados indicam uma forte associação entre fecundidade pré-marital na adolescência e envolvimento religioso, tanto em 1996 como em 2006. Em 1996, a frequência aos cultos ou missas foi mais importante na explicação da idade ao primeiro filho do que a afiliação religiosa. Em 2006, o pertencimento a uma igreja pentecostal passa a ser predominante. CONCLUSÕES: Os resultados apresentados neste trabalho são instigantes, na medida em que evidenciam que adolescentes protestantes, particularmente pentecostais, apresentam um risco reduzido de serem mães adolescentes e antes do casamento. Este resultado não era esperado, já que o pentecostalismo predomina nos grupos populacionais menos favorecidos, com menor renda, educação e residentes nas áreas urbanas, onde também se concentra a fecundidade de adolescentes no Brasil. Futuros estudos devem ser conduzidos a fim de compreender como os distintos mecanismos da influência religiosa atuam na vida e comportamento de adolescentes no Brasil.

Keywords : Religião e sexo; adolescente; comportamento sexual; comportamento reprodutivo; Brasil.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese