SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 issue1Family, friends, and other sources of information associated with the initiation of sexual relations by adolescents in El SalvadorAssociation between hematopoietic nutrient intake and the origin of nutritional anemia in women of childbearing age in Colombia author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Revista Panamericana de Salud Pública

Print version ISSN 1020-4989

Abstract

BUENO, Cristiane Schmalz; MOREIRA, Angélica Cristiane  and  OLIVEIRA, Karla Renata de. Preço dos medicamentos utilizados nas doenças cardiovasculares no Brasil. Rev Panam Salud Publica [online]. 2012, vol.31, n.1, pp. 62-67. ISSN 1020-4989.  http://dx.doi.org/10.1590/S1020-49892012000100009.

OBJETIVO: A mortalidade brasileira tem como causa principal as doenças do aparelho circulatório. Considerando os medicamentos dispensados na Farmácia Popular do Brasil (FPB), analisaram-se os preços daqueles utilizados no tratamento dessas doenças para verificar a contribuição dos produtos genéricos e da FPB. MÉTODOS: O preço de cada medicamento foi obtido no Guia de Preços da Farmácia e na tabela de preços da FPB. O custo de 15 medicamentos disponíveis na FPB foi comparado ao de três especialidades farmacêuticas genéricas, três similares e a de referência. RESULTADOS: Os genéricos foram os que apresentaram menor preço para dez medicamentos e os similares para quatro. Na FPB encontraram-se os produtos de menor custo. CONCLUSÕES: Os medicamentos genéricos e os medicamentos da FPB são de fácil acesso à população, contribuindo com a continuidade da farmacoterapia na falta de disponibilidade pelo Sistema Único de Saúde e/ou de renda suficiente para aquisição do medicamento de forma regular. O acesso aos medicamentos deve ser considerado no momento da prescrição, principalmente para aqueles empregados no tratamento de doenças crônicas.

Keywords : Custos de medicamentos; doenças cardiovasculares; doença crônica; mortalidade; Brasil.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese