SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 issue3System of comparable indicators for peaceful coexistence and citizen security: a consensus among countries author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Revista Panamericana de Salud Pública

Print version ISSN 1020-4989

Abstract

SANCHEZ, Raquel Maia  and  CICONELLI, Rozana Mesquita. Conceitos de acesso à saúde. Rev Panam Salud Publica [online]. 2012, vol.31, n.3, pp. 260-268. ISSN 1020-4989.  http://dx.doi.org/10.1590/S1020-49892012000300012.

Esse artigo descreve quatro dimensões de acesso à saúde - disponibilidade, aceitabilidade, capacidade de pagamento e informação, correlacionado-as aos seus indicadores e tecendo considerações sobre a complexidade do conceito de acesso. Para a revisão desses conceitos foram pesquisadas as bases de dados PubMed/MEDLINE, LILACS, SciELO e World Health Organization Library & Information Networks for Knowledge (WHOLIS). Veículos de grande circulação, como a revista The Economist, o jornal The Washington Post e os arquivos da rede BBC também foram pesquisados. O conceito de acesso à saúde modificou-se ao longo do tempo, tomando uma forma mais complexa. As primeiras análises, datadas da década de 1970, sugeriam uma forte relação do acesso com o aspecto geográfico (disponibilidade) e financeiro (capacidade de pagamento). A literatura mais recente procura abordar aspectos menos tangíveis, como os aspectos cultural, educacional e socioeconômico, incorporando o elemento aceitabilidade nas análises. A literatura mostra ainda que ter informação está na base do acesso à saúde, estando essa noção associada aos conceitos de empoderamento e de letramento para a tomada de decisões de saúde. Concluiu-se que a melhoria do acesso à saúde e a garantia de uma maior equidade não serão obtidas com ações cujo foco se limite aos sistemas de saúde. Em vez disso, dependem de ações inter-setoriais e políticas sociais e econômicas que permitam dissipar diferenças de renda e educação.

Keywords : acesso aos serviços de saúde; equidade em saúde; políticas públicas de saúde.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese