SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 issue4Evolution of consumption of high-cost drugs in ColombiaLead exposure among children from native communities of the Peruvian Amazon basin author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Revista Panamericana de Salud Pública

Print version ISSN 1020-4989

Abstract

AZEVEDO, Elaine de  and  PELICIONI, Maria Cecília Focesi. Agroecologia e promoção da saúde no Brasil. Rev Panam Salud Publica [online]. 2012, vol.31, n.4, pp. 290-295. ISSN 1020-4989.  http://dx.doi.org/10.1590/S1020-49892012000400004.

OBJETIVO: Pesquisar como os especialistas da promoção de saúde e da agroecologia compreendem os conceitos dessas áreas de diretrizes comuns e como é concebida a relação entre tais conceitos. MÉTODOS: Pesquisa qualitativa. Foram realizadas entrevistas com 14 especialistas das duas áreas sobre relações entre sistema agroalimentar e saúde; conceitos de agroecologia e promoção da saúde; relevância da inserção da agroecologia nos cursos de formação de saúde pública e vice-versa. RESULTADOS: Existe pouco diálogo entre os campos de estudo que foram considerados afins, sendo a qualidade do alimento a principal interface entre as áreas. A agroecologia apareceu como um sistema de produção de alimentos saudáveis, mas o estudo mostrou outras relações: agroecologia e empowerment, fomento à autonomia e qualidade de vida e melhores condições socioeconômicas para o agricultor; agroecologia e saúde ambiental; agroecologia e participação social; agroecologia, territorialidade e resgate cultural; agroecologia, alimentos locais e baixo custo produtivo. Já a promoção de saúde foi essencialmente relacionada a práticas voltadas à manutenção de estilos de vida saudável. Os especialistas mostraram-se favoráveis à inserção de conhecimentos da área da saúde pública na agroecologia e vice-versa. CONCLUSÕES: A agroecologia e a promoção da saúde são áreas contributivas e complementares, cuja aproximação pode vir a enriquecer a discussão da saúde rural e a concepção das políticas públicas que se debruçam sobre essa temática, estimulando intervenções e práticas intersetoriais.

Keywords : Agricultura sustentável; promoção da saúde; saúde da população rural; Brasil.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese