SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 issue4Interventions to reduce salt consumption through labelingMedical equipment donations in Haiti: flaws in the donation process author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Revista Panamericana de Salud Pública

Print version ISSN 1020-4989

Abstract

FARIA, Christina Danielli Coelho de Morais et al. Identificação das categorias de participação da CIF em instrumentos de qualidade de vida utilizados em indivíduos acometidos pelo acidente vascular encefálico. Rev Panam Salud Publica [online]. 2012, vol.31, n.4, pp. 338-344. ISSN 1020-4989.  http://dx.doi.org/10.1590/S1020-49892012000400011.

OBJETIVO: Identificar categorias do componente de participação da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) que já foram sistematicamente relacionadas aos instrumentos de Qualidade de Vida Relacionada à Saúde (QVRS) comumente utilizados em indivíduos acometidos pelo acidente vascular encefálico (AVE) - Nottingham Health Profile (NHP), Short-Form Health Survey (SF-36) e Stroke Specific Quality of Life (SS-QOL) - e sugerir a utilização dos mesmos para avaliar e/ou caracterizar tal componente nessa população. MÉTODOS: Por meio de busca nas bases de dados Medline, SciELO e Lilacs, foi realizado levantamento dos estudos que associavam os conceitos mensurados pelos itens do NHP, SF-36 e SS-QOL com os componentes e categorias da CIF. RESULTADOS: Dos 24 estudos identificados, quatro atenderam aos critérios estabelecidos: dois avaliaram os três instrumentos de QVRS, um avaliou o NHP e SF-36, e outro apenas o SS-QOL. Para cada instrumento, foram encontrados três estudos que associaram seus conceitos até, no mínimo, o segundo nível de hierarquia das categorias da CIF. Considerando os resultados concordantes entre os três estudos que avaliaram o mesmo instrumento, nove categorias de participação foram associadas ao NHP, sete ao SF-36 e 15 ao SS-QOL, sendo que apenas uma foi específica para o NHP, uma para o SF-36, e sete para o SS-QOL. CONCLUSÕES: Para a avaliação da participação de indivíduos acometidos pelo AVE segundo a estrutura da CIF, o SS-QOL pareceu ser o instrumento mais adequado, pois, além de avaliar o maior número de categorias, também avalia o maior número de categorias distintas quando comparado aos outros dois instrumentos de QVRS, que acrescentam apenas uma categoria àquelas mensuradas pelo SS-QOL.

Keywords : Acidente vascular cerebral; Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde; avaliação; qualidade de vida.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese