SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número6La gripe en adultos en América Latina, situación actual y tendencias futuras: una declaración de consensoUn programa escolar para el control del dengue en Honduras: del conocimiento a la práctica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Page  

Servicios Personalizados

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista Panamericana de Salud Pública

versión impresa ISSN 1020-4989

Resumen

SOUSA, Anete Araújo de; AZEVEDO, Elaine de; LIMA, Elinete Eliete de  y  SILVA, Ana Paula Ferreira da. Alimentos orgânicos e saúde humana: estudo sobre as controvérsias. Rev Panam Salud Publica [online]. 2012, vol.31, n.6, pp. 513-517. ISSN 1020-4989.  http://dx.doi.org/10.1590/S1020-49892012000600010.

O estudo das controvérsias é uma ferramenta metodológica para o conhecimento das dimensões sociais e políticas da ciência. O tema dos alimentos orgânicos pode ser compreendido e explorado a partir dessa abordagem. O objetivo deste artigo foi analisar as controvérsias referentes ao status do alimento orgânico. A pesquisa foi realizada com base em referências a partir de 1990, citadas nos sites da International Foundation for Organic Agriculture, da Soil Association e da Food and Agriculture Organization. Foram identificadas controvérsias acerca 1) das repercussões sobre a saúde humana da existência de contaminantes químicos nos alimentos orgânicos; 2) da qualidade dos alimentos orgânicos em comparação aos convencionais; e 3) da temática referente ao preço dos alimentos orgânicos. O artigo conclui que, embora os alimentos orgânicos se destaquem por sua baixa toxicidade, maior durabilidade e teor de alguns nutrientes em alguns alimentos, mais estudos comparativos devem ser realizados para comprovar a superioridade do seu valor nutricional e para que as controvérsias se dissolvam. E preciso contextualizar a discussão em um amplo espectro de promoção da saúde, no qual a produção orgânica aparece vinculada ao fomento ao pequeno agricultor, à biodiversidade e ao desenvolvimento local sustentável, de modo a garantir o aumento da demanda e da oferta de produtos orgânicos a preços justos para consumidores individuais e institucionais.

Palabras llave : alimentos orgânicos; contaminantes químicos em alimentos; ecologia da nutrição; qualidade dos alimentos; saúde ambiental.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · pdf en Portugués