SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 issue2Patterns of industrialization risks and environmentThe Principle of Precaution in the use indicators of environmental chemical risks to occupational health author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

HELLER, Léo. Relação entre saúde e saneamento na perspectiva do desenvolvimento. Ciênc. saúde coletiva [online]. 1998, vol.3, n.2, pp. 73-84. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81231998000200007.

Discute-se a relação entre saúde e saneamento, situando-a no contexto do processo de desenvolvimento social. É defendida inicialmente a inserção dessa relação no atual enfoque saúde e ambiente, reconhecendo que esta nova área não elimina a pertinência da abordagem saúde-saneamento, na verdade sua precursora. Apresenta-se a conceituação de saneamento e sua atual situação no país, além dos marcos conceituais da relação saúde-saneamento. Indicadores de desenvolvimento dos países, enfatizando os brasileiros, são confrontados com indicadores sanitários, mostrando-se que, para o grau de desenvolvimento econômico e a cobertura por serviços de saneamento no Brasil, melhor desempenho dos indicadores de saúde seria esperado. Avaliam-se as assertivas que podem ser extraídas dos estudos epidemiológicos desenvolvidos na área de saneamento e, por fim, discutem-se as perspectivas que se apresentam no campo da relação saúde-saneamento.

Keywords : Saneamento; Abastecimento de Água; Esgotamento Sanitário; Indicadores de Saúde; Desenvolvimento.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese