SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 issue2Relationship between health and environmental sanitation in view of the developmentBiodiversity: the brazilian interdisciplinary approach author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

AUGUSTO, Lia Giraldo da Silva  and  FREITAS, Carlos Machado de. O Princípio da Precaução no uso de indicadores de riscos químicos ambientais em saúde do trabalhador. Ciênc. saúde coletiva [online]. 1998, vol.3, n.2, pp. 85-95. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81231998000200008.

Tendo como referência o Princípio da Precaução, o presente artigo faz uma abordagem crítica do uso isolado de indicadores biológicos e ambientais no monitoramento e vigilância em saúde frente ao risco de exposição ocupacional às substâncias químicas. Apontamos para a necessidade da abordagem interdisciplinar e participativa. Propomos uma reflexão na perspectiva da superação das tradicionais práticas em saúde do trabalhador, que subordinam o complexo ao simples. Do ponto de vista do princípio precaucionário, os indicadores biológicos de exposição e efeito, bem como os de contaminação ambiental, só possuem valor quando integrados à globalidade do sistema em estudo, obrigando-nos a repensar as práticas científicas e sociais tradicionais de controle e prevenção de riscos de origem química.

Keywords : Vigilância em Saúde; Exposição Ocupacional; Risco Químico; Princípio da Precaução; Interdisciplinaridade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese