SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 issue2Environment and health relationships are conditioned by the spatial organization: the case of mercury exposure in a fluorescent lamp plantRural sanitation in schistosomiasis endemic areas: experience and learning process author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

SOARES, Marisa da Silveira et al. Solução de problemas em saúde e ambiente: ciência pós-normal e comunidade ampliada de pares em um município brasileiro de pequeno porte. Ciênc. saúde coletiva [online]. 1998, vol.3, n.2, pp. 115-123. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81231998000200011.

Este texto apresenta o caminho pelo qual temos evoluído em direção a uma solução para os problemas de Guapirimirim (Rio de Janeiro, Brasil) na área de saúde e ambiente. Nosso objetivo vem sendo atingido a partir de um estudo interdisciplinar e de uma parceria que vem assimilando, gradativamente, conceitos e práticas propostos por teóricos contemporâneos para lidar com complexidade, incerteza e avaliação. Os conceitos de ciência "pós-normal", "comunidade ampliada de pares" e "transdisciplinaridade" servem de base para o entendimento do empreendimento científico em curso naquele município, e para a formulação de uma proposta para sua continuidade.

Keywords : Ciência "Pós-normal"; Comunidade Ampliada de Pares; Transdisciplinaridade; Relato de uma Experiência.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese