SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 issue2Problems solving in health and environment: "post-normal science" and "extended peer community" in a small brazilian municipalityHome garbage collecting in the city of Rio de Janeiro: a case study discloses the sanitation workers point of view author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

ROZEMBERG, Brani. Saneamento rural em áreas endêmicas de esquistossomose: experiência e aprendizagem. Ciênc. saúde coletiva [online]. 1998, vol.3, n.2, pp. 125-141. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81231998000200012.

A partir de 25 entrevistas para avaliação do vídeo "Doença do Caramujo" em áreas endêmicas de esquistossomose, MG, procuramos analisar, interpretar e contextualizar as vivências relatadas e as opiniões expressas pelos entrevistados sobre saneamento e destino dos dejetos, de modo a colaborar na compreensão desta temática. A experiência popular com a fossa sanitária é negativa, apresentando-se como um problema com o qual deveremos aprender a lidar em oposição à forte valoração positiva das chamadas "redes de esgoto" que nada mais fazem do que lançar os despejos in natura nos rios. O pensamento concreto, que caracteriza grupos sem escolaridade, tende a evitar julgamentos com base em premissas alheias à experiência prática imediata e, portanto, tais "redes" vêm se confirmando como melhor opção sanitária por serem menos trabalhosas e onerosas. Ao fortalecer o nexo causal entre os despejos in natura e a esquistossomose, o vídeo "Doença do Caramujo" levou metade dos entrevistados a abordar a questão do saneamento, enquanto a outra metade referiu-se estritamente à prevenção do contato com águas poluídas. Como o material destina-se ao trabalho educativo em grupo, são grandes as chances de que os debates previstos, utilizando o vídeo, abordem a temática do saneamento.

Keywords : Saneamento Rural; Transmissão da Esquistossomose; Videoeducação; Aprendizagem de Adultos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese