SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 issue2Rural sanitation in schistosomiasis endemic areas: experience and learning processHealthy Fiocruz: the institution experience with its own health author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

VELLOSO, Marta Pimenta; VALADARES, Jorge de Campos  and  SANTOS, Elizabeth Moreira dos. A coleta de lixo domiciliar na cidade do Rio de Janeiro: um estudo de caso baseado na percepção do trabalhador. Ciênc. saúde coletiva [online]. 1998, vol.3, n.2, pp. 143-150. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81231998000200013.

Este artigo analisa, baseando-se na visão do trabalhador, as condições de riscos e segurança encontradas no processo de trabalho da coleta de lixo domiciliar. A unidade específica de estudo foi a Gerência de Limpeza Leste (LGL-3), situada no bairro do Rio Comprido, da Companhia Municipal de Limpeza Urbana do Rio de Janeiro (COMLURB). O instrumento utilizado na pesquisa foi a entrevista individual e gravada, sendo enriquecida pela observação do pesquisador. O trabalhador percebe que, para melhorar suas condições de trabalho, torna-se necessária uma adaptação do trabalho ao homem, ou seja, não usar o seu próprio corpo apenas como instrumento de carregar o lixo. Além disso, esses trabalhadores demandam a implantação de novos serviços na empresa, tais como: serviços de atenção integral à Saúde e cursos de treinamento para o serviço. Um dos grandes problemas identificados pelos trabalhadores é a sua falta de valorização profissional, tanto pela empresa, quanto pela população.

Keywords : Saúde do Trabalhador; Saúde Ocupacional; Acidentes de Trabalho; Acidentes; Local de Trabalho.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese