SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 issue2Epidemiology and health planningAutonomy versus worker's control: power management in the hospital author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

MERHY, Emerson Elias. O ato de governar as tensões constitutivas do agir em saúde como desafio permanente de algumas estratégias gerenciais. Ciênc. saúde coletiva [online]. 1999, vol.4, n.2, pp. 305-314. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81231999000200006.

O autor procura sintetizar, neste ensaio, o que tem animado, recentemente, suas reflexões sobre o ato de governar estabelecimentos de saúde, em vários artigos e livros, tomando como desafio a tentativa de imprimir mudanças no dia-a-dia do fabricar os modelos de atenção à saúde, no interior das práticas dos trabalhadores, mesmo não tendo grande concentração de poder para a transformação, procurando então compreender como e por onde produzir poderes. Como explorar terrenos de potências no campo da saúde que estão presentes na conformação tensional de seu território de ação, fazendo-se uso das distintas ferramentas gerenciais disponíveis no campo das ciências e técnicas de governo, na saúde. Utiliza a atenção gerenciada para desenvolver certas análises.

Keywords : Gestão em Saúde; Governar Mudanças; Gestão do Cotidiano em Saúde.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese