SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 issue2Not enough health, too many ants, this is what ails Brazil... Medical-sanitarian discourse and the interpretation of BrazilChagas disease: the construction of a scientific fact and of a public health problem in Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

BARATA, Rita Barradas. Cem anos de endemias e epidemias. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2000, vol.5, n.2, pp. 333-345. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232000000200008.

Este ensaio traça, resumidamente, um panorama das principais epidemias e endemias que acometeram a população do estado de São Paulo, no século XX. Os fatos são apresentados agrupados em cinco períodos, definidos a partir de fatos marcantes da vida nacional. Situa a ocorrência dos problemas de saúde no contexto econômico social e político de cada período. As informações baseiam-se em revisão, não exaustiva, de alguns periódicos científicos da área de saúde pública e medicina. Os períodos considerados são: do início do século ao final da República Velha, o período getulista, a redemocratização de 1945 a 1964, a ditadura militar e o período atual após a queda da ditadura. Para cada período descreve-se a situação epidemiológica das principais endemias e epidemias e para as quais havia dados ou informações disponíveis. Dada a extensão limitada de um artigo, não foi possível aprofundar os aspectos relacionados ao surgimento de cada um dos problemas, nem os detalhes de seu controle. Optou-se pela construção de um painel que possibilitasse aos leitores uma visão de conjunto do século XX. A lista de referências bibliográficas poderá ser útil àqueles que desejarem se aprofundar nos diferentes temas tratados.

Keywords : Perfil Epidemiológico; Endemias e Epidemias; Doenças Infecciosas; Necessidades e Problemas de Saúde.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese