SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 issue2Chagas disease: the construction of a scientific fact and of a public health problem in BrazilDental caries and fluorine: a twentieth century relation author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

ANTUNES, José Leopoldo Ferreira; WALDMAN, Eliseu Alves  and  MORAES, Mirtes de. A tuberculose através do século: ícones canônicos e signos do combate à enfermidade. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2000, vol.5, n.2, pp. 367-379. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232000000200010.

A tuberculose marcou forte presença no Brasil, ao longo de todo o século XX. No presente estudo, são passados em revista ícones canônicos, signos e significados associados à moléstia, na qualidade de recursos de aproximação às representações sociais da doença. Os dispensários organizados para prover educação sanitária e assistência médica e social aos doentes; os sanatórios, dedicados ao isolamento nosocomial e tratamento prolongado; o hábito de escarrar e as escarradeiras, insólitos para os padrões atuais, cuja difusão acreditou-se auxiliar no combate à enfermidade; a abreugrafia, no rastreamento de novos casos. Esses são alguns dos elementos recuperados com o intuito de coligir informações em apoio à perspectiva de se recuperar a história da tuberculose do ponto de vista daqueles que temeram o contágio, que atentaram para os rigores de sua prevenção, que sofreram os danos biológicos causados pela doença, que conviveram com suas metáforas. A título de conclusão, esboça-se o perfil epidemiológico de um século de tuberculose no Brasil, apontando para as mutações reconhecidas na inserção da doença no imaginário social.

Keywords : Tuberculose; Representação Social da Doença; História e Saúde.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese