SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 issue2Constitutional binding of resources for the health sector: breakthoughs, barriers and perspectivesBrazilian federal financing innovations in Basic Health author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

TEIXEIRA, Hugo Vocurca  and  TEIXEIRA, Marcelo Gouvêa. Financiamento da saúde pública no Brasil: a experiência do Siops. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2003, vol.8, n.2, pp. 379-391. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232003000200005.

Este artigo apresenta características do Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos de Saúde (Siops), tece breves comentários sobre a estratégia de coleta e os dados coletados, e exemplifica algumas de suas potencialidades como instrumento de apoio à gestão. O Siops reúne informações sobre o financiamento e o gasto com saúde pública dos municípios, dos estados e da União, constituindo-se em banco de dados único no âmbito das políticas sociais no Brasil. Produzindo informações com regularidade e com qualidade crescente, o sistema conforma-se como uma importante fonte de dados para a realização de estudos pelas instituições de pesquisa, para o exercício do acompanhamento e fiscalização pelos órgãos de controle e para a gestão e avaliação das ações no âmbito do Sistema Único de Saúde. Tais informações podem viabilizar o aprimoramento da gestão, a disseminação de experiências bem-sucedidas entre os entes federados, e a adequada distribuição dos gastos entre investimento e custeio e entre as esferas governamentais, tendo em vista o dimensionamento das redes de atenção, dentre outras questões.

Keywords : Sistema de informação; Orçamento público; Controle social; Política de financiamento; Siops.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese