SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 issue2Public health financing in Brazil: the Siops experienceBasic Care and Family Health Program (PSF): new ways to health policy and its financing? author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

MELAMED, Clarice  and  COSTA, Nilson do Rosário. Inovações no financiamento federal à Atenção Básica. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2003, vol.8, n.2, pp. 393-401. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232003000200006.

O presente artigo trata das inovações nas formas de financiamento federal à atenção básica, a partir da criação de novos programas: Piso de Atenção Básica (PAB), Programa de Agentes Comunitários (PACS) e Programa de Saúde da Família (PSF). Foi construída uma tipologia específica para a interpretação do impacto do PAB Fixo sobre as contas municipais, considerando a capacidade fiscal das unidades da Federação, seu porte populacional e região geográfica. Para o PACS e o PSF foi feita uma análise do crescimento de recursos disponibilizados ao longo do período 1998-2001, por regiões geográficas. Conclui-se que, ao menos em seu movimento inicial, a nova política é bem-sucedida: a análise dos dados de implementação do PAB demonstra que os municípios de menor capacidade instalada para a oferta de atenção ambulatorial básica no âmbito do Sistema Único de Saúde foram os mais favorecidos pelos novos mecanismos de transferência propostos pelas Normas Operacionais Básicas (NOBs); também foram alocados crescentes volumes de recursos direcionados aos programas PACS e PSF durante o período.

Keywords : Financiamento; Atenção Básica; Política redistributiva.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese