SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 issue2Brazilian federal financing innovations in Basic HealthDecentralization and resource allocation in the Brazilian National Health System (Sistema Único de Saúde - SUS) author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

MARQUES, Rosa Maria  and  MENDES, Áquilas. Atenção Básica e Programa de Saúde da Família (PSF): novos rumos para a política de saúde e seu financiamento?. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2003, vol.8, n.2, pp. 403-415. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232003000200007.

Este artigo examina a estratégia adotada pelos gestores federal e estadual do SUS, que prioriza a destinação dos recursos financeiros ao nível de Atenção Básica e ao Programa de Saúde da Família (PSF). Destaca-se a expansão dos recursos federais aos municípios, em forma de incentivos, destinados especialmente à Atenção Básica e ao PSF. O artigo salienta, também, a alocação de recursos dos estados a esse nível de atenção de saúde e a esse programa, identificando, particularmente, as formas de incentivos dos governos do Ceará, Mato Grosso e Rio Grande do Sul. Por último, são discutidos alguns problemas no financiamento da Atenção Básica e do PSF em nível dos municípios, tanto pela instabilidade de seus re cursos próprios, como pelas conseqüências pro venientes da sistemática de incentivos financeiros federais e estaduais à autonomia do sistema de saúde local.

Keywords : Atenção Básica de Saúde; Programa de Saúde da Família; Financiamento do PSF; PAB; Incentivos financeiros.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese