SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 issue2Equity in decentralized management of the SUS: reducing health inequalities - the challengesMethodological approach to select indicators of health inequalities to define priorities for social policies in Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

SOUZA, Renilson Rehem de. Redução das desigualdades regionais na alocação dos recursos federais para a saúde. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2003, vol.8, n.2, pp. 449-460. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232003000200010.

O artigo trata das estratégias do Ministério da Saúde para mudar o padrão de financiamento da saúde no Brasil. No início da implantação do Sistema Único de Saúde, manteve-se a lógica de financiamento do antigo sistema, baseado na prestação de assistência aos beneficiados da previdência social. Isso concentrava os recursos nas regiões do país mais desenvolvidas economicamente, e que possuíam uma rede de serviços mais estruturada. Como solução, foram adotadas novas modalidades de repasse financeiro. Para aquelas regiões menos favorecidas, os repasses passaram a ser proporcionalmente maiores. A estratégia resultou numa diminuição das diferenças regionais nos valores alocados pelo gestor federal para a saúde, com números que também apresentam indícios de uma maior expansão da oferta de serviços de saúde nas regiões mais pobres.

Keywords : Financiamento; Desigualdade; Assistência à saúde.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese