SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 issue2Equity in decentralized management of the SUS: reducing health inequalities - the challengesMethodological approach to select indicators of health inequalities to define priorities for social policies in Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Ciência & Saúde Coletiva

On-line version ISSN 1678-4561Print version ISSN 1413-8123

Abstract

SOUZA, Renilson Rehem de. Redução das desigualdades regionais na alocação dos recursos federais para a saúde. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2003, vol.8, n.2, pp.449-460. ISSN 1678-4561.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232003000200010.

O artigo trata das estratégias do Ministério da Saúde para mudar o padrão de financiamento da saúde no Brasil. No início da implantação do Sistema Único de Saúde, manteve-se a lógica de financiamento do antigo sistema, baseado na prestação de assistência aos beneficiados da previdência social. Isso concentrava os recursos nas regiões do país mais desenvolvidas economicamente, e que possuíam uma rede de serviços mais estruturada. Como solução, foram adotadas novas modalidades de repasse financeiro. Para aquelas regiões menos favorecidas, os repasses passaram a ser proporcionalmente maiores. A estratégia resultou numa diminuição das diferenças regionais nos valores alocados pelo gestor federal para a saúde, com números que também apresentam indícios de uma maior expansão da oferta de serviços de saúde nas regiões mais pobres.

Keywords : Financiamento; Desigualdade; Assistência à saúde.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )