SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 issue2Reduction of the regional inequalities in the allocation of the federal resources for the healthSocial inequalities and administration in health: methodology of selection of urban areas seeking to the decrease of the partner-space inequalities in metropolitan areas author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

DRACHLER, Maria de Lourdes; CORTES, Soraya M. Vargas; CASTRO, Janice Dorneles de  and  LEITE, José Carlos de Carvalho. Proposta de metodologia para selecionar indicadores de desigualdade em saúde visando definir prioridades de políticas públicas no Brasil. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2003, vol.8, n.2, pp. 461-470. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232003000200011.

Promover a saúde com eqüidade é um grande desafio para os gestores públicos. A magnitude das desigualdades sociais em saúde e os recursos escassos impõem que as prioridades para a gestão pública se fundamentem no conhecimento da situação de saúde e do impacto de políticas, programas, projetos e ações sobre a saúde e seus determinantes. Este artigo apresenta a proposta metodológica de construção e seleção de indicadores de desigualdades em saúde utilizada pela Pesquisa Avaliativa de Desigualdades em Saúde no Rio Grande do Sul (PADS-RS) para auxiliar a definição de prioridades para a gestão pública. Os indicadores foram construídos visando avaliar desigualdades em saúde como diferenças na qualidade de vida e capacidades humanas socialmente determinadas. A metodologia baseia-se em princípios de promoção ativa da eqüidade que orientam (1) o Sistema Único de Saúde Brasileiro, (2) as pesquisas avaliativas de desigualdades em saúde realizadas no Reino Unido e (3) o método RAWP (Resources Allocation Working Party) de alocação de recursos financeiros públicos em saúde entre regiões e considera as peculiaridades dos sistemas oficiais de informação no Estado e no Brasil.

Keywords : Desigualdades em saúde; Eqüidade; Situação de saúde; Pesquisa avaliativa; Metodologia; Indicadores de saúde.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese