SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 issue2Methodological approach to select indicators of health inequalities to define priorities for social policies in BrazilThe hospital strategic management: one regional coordination mean of hospital practice based on opportunity costs and solidarity author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

NAJAR, Alberto Lopes  and  CAMPOS, Mônica Rodrigues. Desigualdades sociais e gestão em saúde: metodologia de seleção de áreas urbanas visando à diminuição das desigualdades socioespaciais em regiões metropolitanas. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2003, vol.8, n.2, pp. 471-478. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232003000200012.

O artigo apresenta metodologia, à qual se deu o nome de Rio 40 graus, para estudar a região metropolitana do Rio de Janeiro, utilizando como unidade de agregação da informação o setor censitário, disponibilizando o acesso a uma ferramenta coadjuvante no processo de alocação de recursos e de gestão em saúde. O objetivo é minimizar as desigualdades de natureza social, sendo de especial interesse para o espaço urbano-metropolitano. Nessa perspectiva, todas as secretarias, municipais e estaduais, que integram a área social de um governo, podem tirar proveito de tal metodologia. As técnicas utilizadas são: análise exploratória de dados, geração de indicadores básicos, análise de componentes principais e cluster. O nível de detalhe alcançado é função da escala de agregação dos dados do setor censitário. O produto final foi desenvolvido e implementado em mídia eletrônica (CD-ROM), contendo todas as bases de dados, permitindo a análise das mesmas segundo necessidades do usuário, com ênfase especial no planejamento de ações e programas sociais e apoio à decisão. O resultado final pode oferecer suporte a análises do espaço metropolitano, de perfis de qualidade de vida, de investimentos públicos, eleitorais, dentre outras.

Keywords : Desigualdades socioespaciais; Metodologia de análise; Região metropolitana; Sistemas de informações; Métodos quantitativos em saúde pública.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese