SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 issue2The internationalization of the sanitary regulationIntegrality (comprehensiveness): from the viewpoint of health care and the recent proposals regarding basic assistance in Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

PAIM, Jairnilson Silva. Epidemiologia e planejamento: a recomposição das práticas epidemiológicas na gestão do SUS. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2003, vol.8, n.2, pp. 557-567. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232003000200017.

Com os objetivos de sistematizar os esforços para a utilização da epidemiologia nos serviços de saúde, descrever algumas propostas construídas no Brasil e discutir obstáculos e possibilidades de recomposição das práticas epidemiológicas no Sistema Único de Saúde (SUS), o ensaio apresenta elementos da crise da epidemiologia e analisa certos constrangimentos impostos ao desenvolvimento da racionalidade técnico-sanitária e à incorporação tecnológica do saber epidemiológico na gestão em saúde. São identificados avanços e recuos desses processos durante a implementação do SUS e apresentadas algumas proposições para a construção coletiva de uma epidemiologia contra-hegemônica que contribua na constituição de sujeitos sociais comprometidos com uma prática sanitária que aposte na planificação e gestão de um sistema de saúde efetivo, democrático, humanizado e equânime.

Keywords : Planejamento e gestão em saúde; Prática epidemiológica; Epidemiologia em serviços de saúde.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese