SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 issue2The internationalization of the sanitary regulationIntegrality (comprehensiveness): from the viewpoint of health care and the recent proposals regarding basic assistance in Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Ciência & Saúde Coletiva

On-line version ISSN 1678-4561Print version ISSN 1413-8123

Abstract

PAIM, Jairnilson Silva. Epidemiologia e planejamento: a recomposição das práticas epidemiológicas na gestão do SUS. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2003, vol.8, n.2, pp.557-567. ISSN 1678-4561.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232003000200017.

Com os objetivos de sistematizar os esforços para a utilização da epidemiologia nos serviços de saúde, descrever algumas propostas construídas no Brasil e discutir obstáculos e possibilidades de recomposição das práticas epidemiológicas no Sistema Único de Saúde (SUS), o ensaio apresenta elementos da crise da epidemiologia e analisa certos constrangimentos impostos ao desenvolvimento da racionalidade técnico-sanitária e à incorporação tecnológica do saber epidemiológico na gestão em saúde. São identificados avanços e recuos desses processos durante a implementação do SUS e apresentadas algumas proposições para a construção coletiva de uma epidemiologia contra-hegemônica que contribua na constituição de sujeitos sociais comprometidos com uma prática sanitária que aposte na planificação e gestão de um sistema de saúde efetivo, democrático, humanizado e equânime.

Keywords : Planejamento e gestão em saúde; Prática epidemiológica; Epidemiologia em serviços de saúde.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )