SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 issue2Integrality (comprehensiveness): from the viewpoint of health care and the recent proposals regarding basic assistance in BrazilThe odontological practice in the Basic Health Units in Feira de Santana, Bahia, in the health municipalization process: individual, autonomous, curative and technical activities author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

FARIAS, Luís Otávio  and  MELAMED, Clarice. Segmentação de mercados da assistência à saúde no Brasil. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2003, vol.8, n.2, pp. 585-598. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232003000200019.

O artigo analisa a dimensão e segmentação do mercado supletivo de assistência à saúde no Brasil e o perfil dos seus segurados. Na primeira parte, destaca alguns elementos conceituais necessários à compreensão das características do mercado em saúde. Analisa brevemente a dimensão e o papel do setor privado de saúde em países membros da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e compara com caso brasileiro. Em seguida, realiza um breve histórico do setor supletivo de saúde no Brasil e, por fim, apresenta uma análise do perfil dos segurados, tendo por base os microdados da Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílio de 1998 (Pnad/ IBGE).

Keywords : Planos de saúde; Saúde suplementar; Falhas de mercado; Oferta e demanda em saúde.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese