SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 issue2Workshops on prevention for adolescents in a health service unit: a space for reflection and shared knowledgeWhere are the contracts? Analysis of the relation between private health services suppliers and the SUS author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

CAMPOS, Célia Maria Sivalli  and  SOARES, Cássia Baldini. A produção de serviços de saúde mental: a concepção de trabalhadores. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2003, vol.8, n.2, pp. 621-628. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232003000200022.

Este artigo trata da produção de serviços de saúde mental. O objetivo foi descrever as concepções de serviços de saúde mental de trabalhadores de diferentes serviços de saúde mental do município de São Paulo, que fizeram o curso de especialização em tecnologias em saúde mental. No âmbito hospitalar, ambulatorial e da unidade básica de saúde, a concepção de saúde-doença é multifatorial e centrada no indivíduo. Já no centro de atenção em saúde mental (CAPS), a concepção aproximou-se da teoria da determinação social. Quanto ao processo de trabalho, o objeto recortado foi predominantemente o indivíduo doente e até mesmo o sintoma da doença, distinguindo-se no CAPS uma concepção que relaciona o usuário à sua "rede social". O desafio é avançar o entendimento da concepção do processo saúde-doença e redefinir processos de trabalho, pautados no âmbito dos determinantes e não somente no dos resultados do processo saúde-doença.

Keywords : Produção de serviços de saúde; Modelo de atenção; Saúde mental; Saúde coletiva.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese