SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue3Evaluation of the implementation of the integrated development program in Manguinhos: impasses in the formulation of a local agendaPerspectives in health promotion evaluation: an institutional approach author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

AKERMAN, Marco; MENDES, Rosilda  and  BOGUS, Cláudia Maria. É possível avaliar um imperativo ético?. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2004, vol.9, n.3, pp. 605-615. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232004000300013.

Na implementação de políticas públicas que têm a promoção da saúde como eixo, atores sociais e instituições têm discutido a necessidade de aprimorar processos avaliativos para conhecer, adequadamente, os resultados de tais ações. O tema tem sido abordado com ênfases distintas: buscando elementos que evidenciam a efetividade das ações, e desenvolvendo ferramentas participativas de avaliação que contemplam os princípios filosóficos do movimento da promoção da saúde. O artigo recupera as principais perspectivas quanto à avaliação em promoção da saúde tomando como principais referências: um livro publicado pela OMS em 2001 que atualiza o "estado da arte" em avaliação da promoção da saúde, uma iniciativa da OPAS desenvolvida nos últimos anos, com ênfase na avaliação participativa, e um projeto sobre evidências e efetividade da UIPES, desenvolvido a partir de 2002. Por fim, o artigo destaca um conjunto de valores e princípios que podem nortear a avaliação em promoção da saúde e, a partir da análise de uma experiência, o trabalho discute 3 variáveis críticas de um processo participativo de avaliação de um projeto de município saudável. Estas perspectivas denotam a importância de construir um marco conceitual para a avaliação em promoção da saúde que não está isenta de valores e de princípios.

Keywords : Avaliação; Promoção da saúde; Município saudável; Políticas públicas.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese