SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue3Perspectives in health promotion evaluation: an institutional approachTowards the construction of the healthy environments: São Paulo, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

MOYSES, Samuel Jorge; MOYSES, Simone Tetu  and  KREMPEL, Márcia Cristina. Avaliando o processo de construção de políticas públicas de promoção de saúde: a experiência de Curitiba. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2004, vol.9, n.3, pp. 627-641. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232004000300015.

Intervenções de Promoção de Saúde apresentam caráter ampliado, envolvendo a colaboração e participação de diferentes atores e a utilização de múltiplas estratégias. Isto acrescenta complexidade às formas de medir o impacto das intervenções realizadas em termos de estrutura, processo e resultados. Este texto explora questões conceituais e proposições avaliativas focadas na intersetorialidade e na Promoção de Saúde, com base na experiência de Curitiba. A avaliação de processo, tomada como mensuração qualitativa das iniciativas de promoção de saúde na cidade, revelam a importância da participação social e coordenação intersetorial propiciada pelo poder público na condução das ações. O comprometimento dos vários atores envolvidos nos projetos intersetoriais coloca-se como questão crucial para a sustentabilidade das políticas públicas de promoção de saúde, apontando para a necessidade de formação de redes colaborativas, além de bases políticas e legislativas que permitam a continuidade das intervenções.

Keywords : Promoção de Saúde; Intersetorialidade; Avaliação; Políticas públicas.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese