SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue3Analysis of health promotion social programs developed under adverse structural conditionsA methodology for assessing the performance of the Brazilian health system author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

REIS, Inês Nascimento de Carvalho  and  VIANNA, Marcos Besserman. Proposta e análise de indicadores para reorientação do serviço na promoção da saúde: um estudo de caso no Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2004, vol.9, n.3, pp. 697-709. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232004000300020.

O Centro de Saúde Escola pertence a uma instituição de pesquisa, ensino, desenvolvimento tecnológico e prestação de serviços em saúde pública. O artigo apresenta marcos conceituais sobre promoção da saúde, um dos objetivos deste centro de saúde, e lista indicadores para serem avaliados por seus trabalhadores e usuários. Utilizaram-se questionários aplicados em entrevistas. Conclui que o Centro tem muitas ações de promoção da saúde, ainda não auto-sustentáveis, e mostra que está caminhando para ser um centro de referência em promoção da saúde. Os indicadores propostos foram aprovados para avaliar a reorientação do serviço e, ao final, sugeridos mais dois: análise da multidisciplinaridade e do ambiente construído.

Keywords : Promoção da saúde; Reorientação de serviço; Proposta de indicadores.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese