SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue3On the nature of programs: health promotion programs as actionEvaluation of national policy of health promotion author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

ZANCAN, Lenira  and  ADESSE, Leila. Informe sobre a cooperação Brasil-Canadá em promoção da saúde. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2004, vol.9, n.3, pp. 739-744. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232004000300024.

O trabalho relata a experiência de cooperação no campo da Promoção da Saúde, estabelecida entre a Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP), a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) e a Associação Canadense de Saúde Pública (CPHA) nos últimos quatro anos. Tal experiência tem evidenciado que a promoção da saúde e o desenvolvimento local são guiados por valores comuns e estratégias de ação similares, fundamentados em participação social, empowerment e colaboração intersetorial. No Brasil, as estratégias para promoção da saúde e desenvolvimento local ainda são insipientes e, por sua complexidade, necessitam ser sistematicamente analisadas. Nesse contexto, os parceiros canadenses e brasileiros se propõem, através de um novo Projeto de Cooperação, apoiar municípios selecionados nas várias regiões do país, na implementação e avaliação de intervenções em promoção da saúde e na construção de capacidades para o desenvolvimento local e ação intersetorial para a saúde. Essa agenda colaborativa toma por base as teorias da avaliação participativa, contribuindo para a construção de modelos e ferramentas de reflexive practices em desenvolvimento local e promoção da saúde, criando processos sustentáveis de melhoria dos ambientes físicos e sociais com impacto na saúde.

Keywords : Desenvolvimento local; Promoção da saúde; Ação intersetorial; Avaliação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese