SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue3Medicals and gender's representations on health promotion in climacteric/menopauseThe morality of research practice in the social sciences: epistemological and bioethical issues author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

PRADO, Shirley Donizete  and  SAYD, Jane Dutra. A pesquisa sobre envelhecimento humano no Brasil: pesquisadores, temas e tendências. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2004, vol.9, n.3, pp. 763-772. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232004000300027.

Discutimos temas investigados e tendências da pesquisa sobre envelhecimento humano no Brasil a partir de indicadores que relacionam a titulação de pesquisadores e estudantes inseridos nos grupos de pesquisa que compõem o Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil (2002) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) em sua versão 4.1. O critério para a identificação dos grupos estudados foi o desenvolvimento de, pelo menos, uma linha de pesquisa referente ao envelhecimento humano, e a busca na base de dados foi realizada a partir de palavras-chave associadas ao processo de envelhecimento humano. Foram identificados 144 grupos, 209 linhas de pesquisa e 511 pesquisadores. Os resultados sugerem uma reduzida capacidade de reprodução desta força de trabalho, menor ainda entre os grupos que se voltam exclusivamente para o estudo do envelhecimento humano. Indicam também que o percurso em direção à consolidação científica da pesquisa para esses grupos específicos há de ser bem mais longo que para outras áreas, como a epidemiologia, por exemplo.

Keywords : Envelhecimento; Idoso; Pesquisa; Tendências; Pesquisadores; Produção científica; Brasil.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese