SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue4The accuracy of the official mortality and morbidity statistics related to chronic non-communicable diseasesChronic non-communicable diseases in Brazil: a challenge for the complex task of surveillance author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

BAHIA, Ligia; SIMMER, Elaine  and  OLIVEIRA, Daniel Canavese de. Cobertura de planos privados de saúde e doenças crônicas: notas sobre utilização de procedimentos de alto custo. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2004, vol.9, n.4, pp. 921-929. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232004000400013.

Com o objetivo de contribuir para especificar a origem das fontes de remuneração dos procedimentos de alto custo, relacionados com a assistência a doenças crônicas, o presente trabalho examina a utilização de procedimentos médicos selecionados por clientes vinculados a planos privados de saúde e pelos segmentos populacionais cobertos exclusivamente pelo SUS. O estudo se baseia na comparação entre taxas de utilização dos procedimentos selecionados, obtidos por meio de informações solicitadas a empresas de planos de saúde, consultas às fontes oficiais e estimativas fornecidas por informantes-chave. Apesar de possíveis problemas de classificação, as taxas de utilização dos clientes de planos privados de saúde para revascularização do miocárdio, angioplastia, artroplastia de quadril, e cirurgia de obesidade mórbida são mais elevadas do que as estimadas para os segmentos populacionais exclusivamente cobertos pelo SUS. Por outro lado, as proporções de transplantes hepáticos e terapias renais substitutivas remuneradas diretamente pelo SUS variam de 89% a 96%. Tais resultados sinalizam uma divisão de atribuições entre as esferas pública e privada no que se refere às fontes de remuneração dos procedimentos de alta complexidade.

Keywords : Planos de saúde; Uso de procedimentos de alto custo; Fontes públicas e privadas de remuneração.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese