SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue4Speech-language therapy for abused and neglected childThe use of drugs in pregnancy author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

SILVA, Vinícius Gonçalves Bento da  and  SOARES, Cássia Baldini. As mensagens sobre drogas no rap: como sobreviver na periferia. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2004, vol.9, n.4, pp. 975-985. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232004000400018.

O objetivo é analisar as mensagens sobre drogas nas letras de rap de grupos com representatividade e influência entre jovens da periferia de São Paulo. O rap é um gênero musical que faz parte de um movimento cultural - o hip hop -, que difunde uma visão social de mundo, principalmente nas periferias das grandes cidades. Por meio da Análise de Discurso estudaram-se 11 letras de 9 grupos. O tema marcante é a vida na periferia retratada pelo tráfico e consumo de drogas, pela violência e pela discriminação. O uso de drogas é compreendido por alguns grupos como conseqüência do modo de produção, e por outros, pelas características individuais, pela influência da família e dos amigos. As propostas para o enfrentamento e para a superação dos problemas estão voltadas à responsabilização do sujeito que, através de um esforço pessoal, não se envolveria com o tráfico e consumo de drogas consideradas perigosas e destrutivas como o crack e a cocaína. O fortalecimento de laços familiares e de amizade e a educação são também vistos como saídas para os problemas advindos do envolvimento com as drogas. As propostas invocam um discurso que, além de denunciar a situação dos jovens da periferia, propõe mecanismos de proteção para criar uma alternativa de "vida possível" - de convivência com a violência, com o tráfico e consumo de drogas.

Keywords : Periferia; Rap; Consumo de drogas.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese