SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue4Quality education evaluation: contribution to the discussion in the collective health areaCommunication in health: some reflections based on the perception of bedridden patients in a nursery author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

CARVALHO, Maria Cláudia  and  MARTINS, André. A obesidade como objeto complexo: uma abordagem filosófico-conceitual. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2004, vol.9, n.4, pp. 1003-1012. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232004000400021.

O artigo examina a construção de conceitos na área da saúde e sua utilização como um instrumento metodológico na dissolução de dicotomias limitantes como a de corpo/mente. O trabalho parte de uma perspectiva da filosofia em busca de uma aproximação com a realidade complexa da saúde coletiva, aplicada à problemática da obesidade. Discute a superação de oposições como a do "comer porque quero e não comer porque engorda" numa compreensão ética dos conflitos alimentares e agravos nutricionais, de modo a articular teoria e prática na contemporaneidade. Foram elaboradas, como exercício de conceituação, duas definições de obesidade. Uma levando em conta a capacidade singular de as pessoas estarem ativas e potentes na vida, e outra considerando os padrões atuais de normalidade para os corpos. Concluímos descrevendo algumas possibilidades de utilização desse recurso na área de alimentação e saúde de forma que o ser humano não seja reduzido a uma metade, seja ela corpo ou alma, mas que seja compreendido em sua integralidade.

Keywords : Obesidade; Conceituação em saúde; Ética; Filosofia; Complexidade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese