SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue4Obesity as a complex object: a philosophical and conceptual approachInformation and family planning as measures of health promotion author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

TORALLES-PEREIRA, Maria Lúcia; SARDENBERG, Trajano; MENDES, Heloisa Wey Berti  and  OLIVEIRA, Reinaldo Ayer de. Comunicação em saúde: algumas reflexões a partir da percepção de pacientes acamados em uma enfermaria. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2004, vol.9, n.4, pp. 1013-1022. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232004000400022.

Investigam-se imagens e significados sobre experiências vivenciadas por pacientes no processo de atendimento/tratamento em uma enfermaria, visando problematizar questões éticas no cotidiano das práticas de saúde, que possam contribuir para refletir, no espaço da formação profissional, sobre situações que, muitas vezes, se "naturalizam" pela urgência da rotina. O trabalho consistiu em entregar câmaras fotográficas a cinco pacientes acamados, internados em uma Enfermaria de Ortopedia de um hospital universitário, no segundo semestre do ano de 2001, para que registrassem, pela fotografia, experiências que vivenciavam na condição de pacientes, procurando responder às perguntas: o que significa estar na cama sem poder sair dela? O que é bom e o que é ruim em sua rotina na Enfermaria? Buscando compreender o material pela ótica dos pacientes, apresenta-se aqui parte da experiência registrada e relatada. Os resultados obtidos apontam que entre as maiores dificuldades enfrentadas pelos pacientes entrevistados estão a dependência, gerando constrangimento e desconforto, e a falta de informação, gerando insegurança e ampliando a dependência.

Keywords : Comunicação; Ética; Humanização; Fotografia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese