SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue4Communication in health: some reflections based on the perception of bedridden patients in a nurseryApplication of an instrument for detecting and predicting diseases in the elderly people author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

MOURA, Escolástica Rejane Ferreira  and  SILVA, Raimunda Magalhães da. Informação e planejamento familiar como medidas de promoção da saúde. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2004, vol.9, n.4, pp. 1023-1032. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232004000400023.

Trata-se de pesquisa de avaliação com abordagens quantitativa e qualitativa que teve por objetivo descrever as barreiras relacionadas à oferta de informações em planejamento familiar (PF) / métodos anticoncepcionais (MACs); identificar os atores responsáveis por esta atividade; levantar o conhecimento da clientela sobre os MACs e a noção que esta tem a respeito da importância de planejar a família. Os dados foram coletados por meio de entrevista e observação livre em uma região do Ceará. Os resultados descreveram uma prática de dar informação em PF centrada na orientação individual e atividades grupais ou coletivas sendo realizadas esporadicamente, o que a maioria dos enfermeiros atribuiu à sobrecarga de tarefas e ao elevado número de pessoas vinculado a uma Equipe de Saúde da Família (ESF); a ausência de médicos em algumas ESF, sobrecarregando o enfermeiro; e a escassez de matérias de apoio e de um espaço físico apropriado. A pílula, o preservativo masculino e o injetável foram os MACs mais conhecidos das mulheres entrevistadas, seguidos pelo DIU, a tabela e o aleitamento materno. Mesmo assim, ficou constatada a necessidade de maior divulgação dessas informações. Ressaltamos as percepções singulares descritas pelo grupo de mulheres, guardando informações de sentido bastante amplo sobre os benefícios do PF.

Keywords : Planejamento familiar; Avaliação; Informação em saúde; Promoção da saúde.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese