SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue4Information and family planning as measures of health promotionEpidemiologic aspects of drug use among 5th grade to 12th grade students in the city of Palhoça 2003 author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

NEGRI, Leticya dos Santos Almeida et al. Aplicação de um instrumento para detecção precoce e previsibilidade de agravos na população idosa. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2004, vol.9, n.4, pp. 1033-1046. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232004000400024.

O aumento da população idosa exige mudanças nos modelos de assistência e previsão das doenças que acometem os idosos. Trata-se de um grupo etário cujos cuidados com a saúde devem ser maiores, uma vez que 80% de seus integrantes apresentam pelo menos uma enfermidade crônica. Em busca de uma assistência adequada à saúde do idoso, este estudo de natureza exploratória e corte transversal optou por aplicar um questionário a uma amostra intencional de 103 idosos que utilizaram os serviços numa semana típica de duas unidades de saúde do município de João Neiva (ES). Uma das unidades está na área rural, que possui uma equipe de saúde da família, e a outra na área urbana, que desenvolve atendimento com demanda espontânea e agendada. Este protocolo permite avaliar o quadro físico do paciente em diferentes grupos de riscos e grau de fragilização a que estão sujeitos. O alto risco de fragilização da população idosa de João Neiva é superior na área rural (54,6%) quando comparado à área urbana (42,4%). Os fatores de risco observados mais importantes para a previsibilidade de agravos foram gênero, faixa etária, autopercepção de saúde, e internação nos últimos 12 meses anteriores à entrevista. Sugere-se testar a validade do método em um estudo prospectivo, com uma amostra de tamanho maior.

Keywords : Idosos; Previsibilidade de agravos; Saúde coletiva; Fragilização; Saúde da família.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese