SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue4Epidemiologic aspects of drug use among 5th grade to 12th grade students in the city of Palhoça 2003The role of NGOs in designing public health policies: the Aids epidemic, women's health and mental health author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

DELFINO, Maria Regina Rufino; PATRICIO, Zuleica Maria; MARTINS, Andréia Simon  and  SILVERIO, Maria Regina. O processo de cuidar participante com um grupo de gestantes: repercussões na saúde integral individual-coletiva. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2004, vol.9, n.4, pp. 1057-1066. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232004000400026.

O artigo tem como objetivo conhecer a repercussão da aplicação de um processo de cuidar participante na saúde integral individual-coletiva de um grupo de gestantes. O estudo foi realizado através de atividade prática de cuidado em saúde, desenvolvida com um grupo de dez gestantes, no período de setembro a dezembro de 2002. As atividades grupais se deram em seis oficinas de saúde, ao término das quais foi realizada uma visita domiciliar a cada uma das participantes. Numa abordagem qualitativa, o levantamento dos dados foi realizado pela observação participante com entrevista nas dinâmicas de oficinas e nas visitas domiciliares, delineadas pelo Referencial do Cuidado Holístico-Ecológico. Através do processo de análise-reflexão-síntese, foram identificadas as repercussões do desenvolvimento do processo de cuidar participante nas seguintes dimensões: a gestante com ela própria; a gestante com o seu bebê e com os familiares; e os familiares e a gestante com a comunidade. A busca do conhecimento alicerçada na abordagem participante influenciou na ampliação do conceito de saúde e de cidadania no contexto das gestantes e dos seus coletivos. A utilização de abordagens dos novos paradigmas pode contribuir para a construção do conhecimento e com o processo de promoção da saúde, bem como subsidiar trabalhos interdisciplinares.

Keywords : Saúde coletiva; Cuidar participante; Saúde individual-coletiva; Saúde integral; Saúde materna.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese