SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue4Health information in Brazil: the Ripsa contributionUnbalanced human resources systems in health: the Peruvian case, 1990-2005 author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

DINIZ, Debora  and  GUEDES, Cristiano. Informação genética na mídia impressa: a anemia falciforme em questão. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2006, vol.11, n.4, pp. 1055-1062. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232006000400026.

O artigo analisa o discurso da mídia sobre a anemia falciforme. O objetivo é conhecer e analisar o conteúdo das mensagens veiculadas pela mídia impressa sobre a anemia falciforme, doença genética mais prevalente no País. Foram analisadas todas as matérias publicadas sobre o tema da anemia falciforme, entre 1998 e 2002, nos jornais A Tarde (BA, 41 matérias) e Folha de S. Paulo (SP, 25 matérias). Para a análise foram selecionadas quatro variáveis: a prevenção, a conscientização do risco, o aconselhamento genético e o recorte racial da doença. A análise das matérias identificou um forte apelo preventivo que acompanha as informações sobre anemia falciforme. O tema da prevenção em genética traz uma série de desafios éticos, em especial dada a impossibilidade legal de interrupção da gestação em casos de diagnóstico de anemia falciforme no feto, o que faz com que haja uma ênfase nos cuidados reprodutivos pré-concepção. No caso da anemia falciforme, a pesquisa mostra ainda que há um apelo no sentido de chamar as pessoas a identificar a doença e buscar atendimento especializado. Mas há também a ênfase na idéia de que as pessoas informadas podem contribuir para prevenir o avanço da doença. Mediar essa tênue fronteira entre prevenção e reconhecimento das liberdades individuais pode ser considerado um desafio não só para a saúde pública, mas também para os meios de comunicação.

Keywords : Anemia falciforme; Aconselhamento genético; Mídia; Bioética.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese