SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue4Unbalanced human resources systems in health: the Peruvian case, 1990-2005The meanings and destinies of caregiving in the preparation of caregivers for the old-aged author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

FREITAS, Elaine Ibrahim de; LEMOS, Anderson Almeida de  and  MARIN, Victor Augustus. Validação de métodos alternativos qualitativos na detecção de patógenos alimentares. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2006, vol.11, n.4, pp. 1073-1083. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232006000400028.

As Doenças de Origem Alimentar (DOA) são um perigo de grande relevância para a saúde humana e para a economia dos indivíduos, famílias e nações. O risco de disseminação de microrganismos patogênicos vem crescendo continuamente, e programas de controle de qualidade microbiológica são empregados em toda a cadeia de produção alimentar a fim de minimizar o risco de infecção e/ou intoxicação. A utilização de métodos de detecção alternativos de microrganismos é uma das ferramentas que podem ser utilizadas para garantir a segurança microbiológica dos produtos. Contudo, para que a metodologia utilizada forneça resultados confiáveis é necessário que ela seja validada. A validação deve garantir, por meio de estudos experimentais, que o método atenda às exigências das aplicações analíticas, assegurando a confiabilidade dos resultados, devendo apresentar níveis adequados de acurácia, precisão, limite de detecção, robustez, repetitividade, reprodutibilidade, especificidade, linearidade e exatidão. Embora existam diversos guias descrevendo a validação de métodos analíticos, comparativamente, pouco se tem dito a respeito da validação de métodos microbiológicos e, menos ainda, de métodos moleculares. O objetivo deste trabalho é fazer uma revisão dos parâmetros necessários para validação de métodos alternativos qualitativos na detecção de patógenos alimentares.

Keywords : Validação; Doenças de Origem Alimentar; DOA.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese