SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue4Validation of qualitative alternative methods in the detection of food-born pathogensSubjectivity as anomaly: epistemological contributions for a criticism of the biomedical model author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

MAFFIOLETTI, Virgínia Lúcia Reis; LOYOLA, Cristina Maria Douat  and  NIGRI, Fortunée. Os sentidos e destinos do cuidar na preparação dos cuidadores de idosos. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2006, vol.11, n.4, pp. 1085-1092. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232006000400029.

Neste trabalho apresentamos alguns pressupostos teóricos que informam a preparação de cuidadores de idosos, proposta por dois cursos realizados na cidade do Rio de Janeiro. Utilizamos uma metodologia qualitativa adotando como instrumentos de coleta de dados a observação participante e gravação das aulas, entrevistas com os coordenadores e, como fontes documentais, os programas, apostilas e referências bibliográficas. Os dados, ordenados em categorias descritivas, foram analisados à luz da literatura. Concluímos com uma reflexão acerca dos pressupostos que têm referenciado a preparação dos cuidadores de idosos e suas conseqüências para o cuidar, inclusive o debate entre estes e a enfermagem. Destacamos: a oposição entre cuidados invisíveis, cuidados visíveis e cuidados técnicos; a naturalização do cuidar como um valor em detrimento de um aprendizado técnico; e as concepções de cuidado social e cuidado com a saúde. Consideramos que tanto a ênfase no cuidado social, ao afastar a figura médica da doença, quanto a ênfase no cuidado à saúde, que tem a doença como mote reflexivo, ao desconsiderarem a importância do cuidado técnico, podem, com isso, não levar em consideração a complexidade dos aspectos subjetivos e físicos ligados à existência concreta do enfermo idoso.

Keywords : Idosos; Cuidador; Reabilitação psicossocial.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese