SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 suppl.Violence: a global public health problemReframing political violence and mental health outcomes: outlining a research and action agenda for Latin America and the Caribbean region author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

CONCHA-EASTMAN, Alberto  and  MALO, Miguel. Da repressão à prevenção da violência: desafio para a sociedade civil e para o setor saúde. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2006, vol.11, suppl., pp. 1179-1187. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232006000500008.

Este artigo trata da proposta da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) para a prevenção da violência, seguindo as orientações do Informe Mundial sobre Violência e Saúde da Organização Mundial de Saúde (OMS). Por meio dessa reflexão, os autores diferenciam a abordagem da segurança pública (geralmente fundamentada na repressão) do foco com que a Saúde Pública trata do tema, com os tradicionais conceitos que constituem seu patrimônio: promoção da saúde, prevenção de lesões e de traumas físicos e emocionais, e fortalecimento da cidadania. Os autores mostram que o setor saúde já vem definitivamente assumindo o tema, mas falta ainda muito para que adquira um lugar de destaque como outros agravos à saúde da população contemporânea. O texto termina articulando a prevenção da violência com as metas do milênio que, em última instância, concitam a sociedade para os direitos humanos, a solidariedade e a qualidade de vida.

Keywords : Violência e saúde; Prevenção da violência; Cidadania e violência.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese