SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 suppl.Reframing political violence and mental health outcomes: outlining a research and action agenda for Latin America and the Caribbean regionThe panorama of urban violence in Brazil and its Capitals author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

VOLKAN, Vamik D.. Psicodinâmica da violência de grandes grupos e da violência de massas. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2006, vol.11, suppl., pp. 1199-1210. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232006000500010.

A partir de Freud, as teorias psicanalistas sobre grandes grupos focalizam, principalmente, as percepções e os significados que, psicologicamente, os indivíduos atribuem a eles. Este texto analisa alguns aspectos sobre a psicologia dos grandes grupos e sua psicodinâmica interna e específica. Toma como referência grupos étnicos, nacionais, religiosos e ideológicos cujo pertencimento dos sujeitos iniciou-se na infância. O autor faz uma comparação entre o processo de luto em indivíduos e o processo de luto em grandes grupos para ilustrar por que é necessário investir no conhecimento da psicologia destes últimos como um objeto específico. O autor descreve, ainda, sinais e sintomas de regressão em grandes grupos. Quando há ameaça à identidade coletiva, pode ocorrer um processo de violência de massas que obviamente influencia a saúde pública.

Keywords : Identidade de grandes grupos; Regressão de grandes grupos; Guerras; Luto; Traumas selecionados.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese