SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 suppl.Reframing political violence and mental health outcomes: outlining a research and action agenda for Latin America and the Caribbean regionThe panorama of urban violence in Brazil and its Capitals author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Ciência & Saúde Coletiva

On-line version ISSN 1678-4561Print version ISSN 1413-8123

Abstract

VOLKAN, Vamik D.. Psicodinâmica da violência de grandes grupos e da violência de massas. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2006, vol.11, suppl., pp.1199-1210. ISSN 1678-4561.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232006000500010.

A partir de Freud, as teorias psicanalistas sobre grandes grupos focalizam, principalmente, as percepções e os significados que, psicologicamente, os indivíduos atribuem a eles. Este texto analisa alguns aspectos sobre a psicologia dos grandes grupos e sua psicodinâmica interna e específica. Toma como referência grupos étnicos, nacionais, religiosos e ideológicos cujo pertencimento dos sujeitos iniciou-se na infância. O autor faz uma comparação entre o processo de luto em indivíduos e o processo de luto em grandes grupos para ilustrar por que é necessário investir no conhecimento da psicologia destes últimos como um objeto específico. O autor descreve, ainda, sinais e sintomas de regressão em grandes grupos. Quando há ameaça à identidade coletiva, pode ocorrer um processo de violência de massas que obviamente influencia a saúde pública.

Keywords : Identidade de grandes grupos; Regressão de grandes grupos; Guerras; Luto; Traumas selecionados.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )