SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 suppl.The inclusion of violence in the health agenda: historical trajectoryDiagnostic characterization of services providing care to victims of accidents and violence in five Brazilian state capitals author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Ciência & Saúde Coletiva

On-line version ISSN 1678-4561Print version ISSN 1413-8123

Abstract

GAWRYSZEWSKI, Vilma Pinheiro et al. A proposta da rede de serviços sentinela como estratégia da vigilância de violências e acidentes. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2006, vol.11, suppl., pp.1269-1278. ISSN 1678-4561.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232006000500016.

No Brasil, as bases de dados oficiais permitem o monitoramento da mortalidade e internações no SUS, decorrentes dos acidentes e violências. É preciso conhecer a magnitude e o perfil dessas causas que demandam os serviços de emergência, bem como identificar alguns problemas ocultos tais como as violências doméstica e sexual. O propósito deste artigo é apresentar a proposta do Ministério da Saúde de implantação da Rede de Serviços Sentinela de Vigilância de Violências e Acidentes - Rede VIVA, iniciada em 2006, que visa complementar o sistema de informações existente para a vigilância dessas causas. Para obter um quadro mais completo do problema e atender à legislação vigente no País, foram estabelecidos dois componentes: 1) Vigilância de acidentes e violências em emergências hospitalares selecionadas: coleta em um mês a cada ano, através de uma amostra; 2) Vigilância das violências sexual, doméstica e/ou outras violências interpessoais em serviços de referência: coleta universal e contínua. O estabelecimento da Rede VIVA foi realizado pelo Ministério da Saúde em parceria com as Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde a partir de critérios previamente estabelecidos. A adesão ao projeto foi acima das expectativas, todas as regiões do Brasil foram representadas.

Keywords : Causas externas; Acidentes; Violência; Vigilância epidemiológica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )