SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 suppl.Diagnostic characterization of services providing care to victims of accidents and violence in five Brazilian state capitalsBrazilian responses to violence and new forms of mediation: the case of the Grupo Cultural AfroReggae and the experience of the project Youth and the Police author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

GOMES, Romeu et al. Êxitos e limites na prevenção da violência: estudo de caso de nove experiências brasileiras. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2006, vol.11, suppl., pp. 1291-1302. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232006000500018.

O presente estudo tem como objetivo analisar os êxitos e os limites de experiências nacionais na prevenção da violência e indicar possibilidades de enfrentamento do problema.A pesquisa que dá origem ao artigo consistiu em um estudo de caso de nove experiências, seguindo princípios da triangulação de métodos. Foram aplicados questionários quantitativos e realizadas entrevistas (individuais e grupais). Os resultados apontam que os principaisêxitos relatados são: informação para a cidadania; preparação para o trabalho; envolvimento de crianças e adolescentes em atividades lúdicas e educativas e o fortalecimento da auto-estima dos jovens e crianças participantes. As maiores dificuldades das experiências são a manutenção financeira e a articulação de suas propostas com as de outros grupos e instituições. O estudo leva a concluir que essas experiências, ainda que não sejam as únicas bem-sucedidas no País, apontam para um horizonte novo pela forma como atuam, inovando e criando uma práxis diferenciada na abordagem da violência.

Keywords : Prevenção; Violência; Experiências exitosas.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese