SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 suppl.Brazilian responses to violence and new forms of mediation: the case of the Grupo Cultural AfroReggae and the experience of the project Youth and the PoliceGender conceptions related to violence against women among men and women of low income and low educational level, Sao Paulo, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

NJAINE, Kathie; ASSIS, Simone Gonçalves de; GOMES, Romeu  and  MINAYO, Maria Cecília de Souza. Redes de prevenção à violência: da utopia à ação. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2006, vol.11, suppl., pp. 1313-1322. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232006000500020.

Este artigo objetiva discutir a experiência de redes de proteção a pessoas em situação de violência ou redes de prevenção. Baseia-se no conceito de rede de Castells, que define a sociedade da informação. O estudo é parte da pesquisa Experiências exitosas em prevenção da violência, realizada pelo Centro Latino-Americano de Estudos de Violência e Saúde Jorge Careli/ENSP-IFF/Fiocruz, junto com a Secretaria de Vigilância à Saúde do Ministério da Saúde. O presente artigo analisa as potencialidades e os limites para a construção de redes de prevenção à violência, buscando apreender o sentido das ações e do movimento em rede. O método utilizado é o estudo de caso de duas iniciativas em rede da Região Sul do País. Os resultados evidenciam que, diante das dificuldades para a atuação em rede, faz-se necessário: romper com a lógica do trabalho setorizado e verticalizado; promover o exercício constante de comunicação e de troca de informações; capacitar permanentemente profissionais e pessoas que se envolvem na rede; incorporar a família nas ações de proteção e de prevenção e promover a participação de amplos setores sociais. Concluindo, pode-se afirmar que a construção de uma rede de proteção demanda etapas complexas, um novo olhar para o mesmo problema e a utopia para plantar soluções.

Keywords : Rede; Prevenção; Violência; Criança; Adolescente.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese