SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 suppl.Networks for prevention of violence: from utopia to actionThe impact of suicide on morbidity and mortality in the population of Itabira author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

COUTO, Márcia Thereza; SCHRAIBER, Lilia Blima; D'OLIVEIRA, Ana Flávia Pires Lucas  and  KISS, Ligia Bittencourt. Concepções de gênero entre homens e mulheres de baixa renda e escolaridade acerca da violência contra a mulher, São Paulo, Brasil. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2006, vol.11, suppl., pp. 1323-1332. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232006000500021.

O trabalho aborda como homens e mulheres de baixa renda e escolaridade, da cidade de São Paulo, Brasil, pensam suas relações afetivo-familiares e os diferentes contextos de violência que vivenciam. Trata-se de estudo qualitativo, utilizando grupos focais, com vistas a subsidiar estudo mais global acerca de violência contra a mulher e saúde. Foram realizados quatro grupos focais (dois com mulheres e dois com homens, na faixa etária de 25 a 35 anos), abordando as representações, livres e instigadas por ditos populares, de: homem e mulher ideais; as relações afetivo- sexuais e familiares; os concretamente vividos; e a violência doméstica. Usa-se a análise temática. Os resultados apontam para cisões entre atributos físicos e condutas morais na mulher ideal referida pelos homens, já aquela referida pelas mulheres define uma autonomia controlada. Os homens tiveram dificuldades em definir o homem ideal, já para as mulheres o ideal é o homem-família. Quanto à violência, é em princípio sempre condenável. É tolerável e instintiva para homens; e fatalidade ou destino, pela natureza masculina, para mulheres, tornando-se evento natural e trivial dos cotidianos de ambos. O referencial de gênero permite compreensão da violência como ocorrência comum, mas de sentidos diferentes entre gêneros.

Keywords : Violência contra a mulher; Família; Éthos masculino; Éthos feminino; Gênero.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese